A paz no lugar da guerra
Permita-me trazer a você palavras que estão publicadas no meu livro A Paz no Mundo, para termos uma reflexão salutar sobre a paz e a violência.
Deitando nosso olhar sobre a humanidade, detectamos três grandes causas que impedem nossa vivência pacífica: egoísmo, orgulho e indiferença. Ao pensarmos de forma exclusivamente individual, lutando apenas pelos nossos interesses, estamos dando provas de egoísmo, pois não agimos pensando no outro, acarretando males sem conta em nossas relações sociais. Ao não aceitarmos um pedido de desculpas ou ao não querer entender que a culpa é nossa, damos mostras do quanto somos orgulhosos, levando-nos a arrastamentos de más consequências para nós e para os outros. Ao vivermos acreditando que o problema dos outros pertence somente a eles, e que enquanto não formos atingidos nada faremos, patenteamos o quanto somos indiferentes, inclusive socialmente, esquecendo que vivemos num mundo de relações e, portanto, um dia poderemos necessitar da compaixão e amparo de quem hoje desdenhamos.
A sensibilização para a paz é uma necessidade diante da violência física e moral que ainda caracteriza boa parte da humanidade. Embora muitas pessoas não acreditem na paz, não vislumbrem sua possibilidade nos relacionamentos entre as pessoas, ela é, sim, possível e desejável, pois sabemos o quanto a violência degrada o ser humano, destrói suas conquistas culturais, transtorna o seu viver individual e coletivo, arrojando-o em dores e sofrimentos profundos, gerando cicatrizes psíquicas de longo curso, e embrutecendo-o nas soluções imediatistas que nem sempre levam em conta o ser no mundo, pois o indivíduo violento normalmente não consegue perceber os outros, como se tivesse sua percepção da vida social bloqueada por impulsos primitivos geradores, de um lado, da cólera, e, de outro lado, da indiferença.
Entretanto, mesmo os mais embrutecidos, que nunca tiveram o coração sensibilizado para o sentimento do afeto, também podem amar, também podem ter compaixão. Eis aqui o trabalho de sensibilização para a paz a ser feito: tocar os corações, fazer vibrar as almas no amor, o maior dos sentimentos, para que as pessoas possam ter disposição afetiva para com os outros e para com os valores que enobrecem o ser. Esse é o caminho para minimizar e mesmo erradicar o egoísmo, o orgulho e a indiferença.
Se ficarmos apenas no discurso, na palavra teórica, pouco estaremos fazendo para transformar a realidade. As palavras podem ser bonitas, podem até provocar úteis reflexões, mas de que servirão se não forem acompanhadas por atitudes geradoras da paz? Se as pronunciamos sem serem acompanhadas de atos exemplificadores irradiados de nós mesmos? É fácil fazer considerações bonitas, exortar as consciências alheias, mas se nossas palavras não são acompanhadas do nosso exemplo, em todas as situações, serão apenas palavras, nada mais que palavras.
O que faz alguém marcar profundamente a humanidade e fazer parte de sua história? O que tem mais força: os ensinos ou os exemplos? A resposta é clara quando estudamos a vida e obra de Mahatma Gandhi, o apóstolo da paz e da não violência. Muito mais que suas palavras, ele marcou o mundo com suas exemplificações de humanismo, de solidariedade e compaixão. A força do seu exemplo, sem revidar, sem menosprezar, sem discriminar, é que o tornou um ícone internacional da paz. Sua alma sensibilizada pelo amor fez com que declarasse que não precisava perdoar seus inimigos e detratores, pois jamais havia se sentido ofendido por eles. É o exemplo, sem nenhuma dúvida, a força maior. Mas isso não significa que menosprezemos o ensino, que tem sua importância e reveste-se de grande auxiliar quando o educador procura dar o que ele é, e não o que ele sabe, pois ninguém ensina ninguém, mas com amor podemos tocar e sensibilizar o outro.
Temos, portanto, um primeiro passo muito importante a ser dado nos processos educacionais e nas manifestações culturais: sensibilizar o ser humano para a necessidade da paz nos relacionamentos interpessoais, levando-o a se harmonizar consigo para se harmonizar com o outro, sem disputas de qualquer ordem, privilegiando a empatia, ou seja, saber se colocar no lugar do outro, e a cooperação, estabelecendo o bem estar coletivo. Acreditar que isso é possível é trabalhar pela geração da felicidade. Agora, se tivermos por base da vida o egoísmo, o orgulho e a indiferença, estaremos semeando e mantendo a violência, a tristeza, a dor e o sofrimento, totalmente contrárias à paz, à ética, à justiça e à solidariedade.
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