Eleições e Educação

Terminado o domingo eleitoral, chama-nos atenção a sujeira das ruas da Cidade do Rio de Janeiro. Não faltam os famosos "santinhos" espalhados pelas ruas, prontos para entupir os bueiros e dar muito trabalho para os garis da limpeza urbana. E isso porque a boca de urna é proibida, só permitida a propaganda silenciosa através de bonés, camisetas, botons e bandeiras. Infelizmente assistimos eleitores e representantes de partidos políticos jogando folhetos das janelas de carros em movimento, uma operação sem nenhum efeito a não ser o de sujar a cidade.

As eleições municipais mostraram o quanto estamos longe de mostrar uma boa educação, o quanto estamos distantes de exercer com qualidade a cidadania. Desrespeitamos a lei, fazemos ouvidos surdos à propaganda feita pela Justiça Eleitoral no rádio e na televisão, e depois queremos criticar os outros, quando somos os primeiros a merecer uma crítica contundente. Felizmente, como contrapeso, temos aqueles que souberam exercer a cidadania, respeitando a lei e os outros, dando bom exemplo de educação.

Perto do que foi visto por toda a cidade, o balanço do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) foi minimizante. Poucas apreensões de material de propaganda, quase ninguém preso por fazer boca de urna. É triste, pois fiscalizaram as eleições a Polícia Militar, as Forças Armadas e os Fiscais da Justiça Eleitoral. Muita fiscalização para pouca eficácia.

Outra questão, ligada à educação, é o voto. Parece que uma parte da população ainda não está consciente da força do voto e da importância da escolha dos seus representantes no poder público. Basta olharmos a lista dos Vereadores eleitos. Infelizmente nem todos mereciam o voto popular.

Resumindo, necessitamos ainda de muita educação, pois sem isso não haverá cidadania de qualidade, não haverá respeito às leis e não haverá conscientização da importância do voto.

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo