Professora Surda Dá Exemplo

É importante destacarmos as coisas boas do ensino, trazendo exemplos que alimentam o coração e dão certeza que, com amor, a educação dá bons resultados. É o caso que a mídia divulgou nos últimos dias e que reproduzimos abaixo.

"O trabalho da professora Maria da Conceição Souza Lima seria como o de uma outra docente dedicada, exceto pelo fato de ela ter superado um obstáculo pessoal. Há 25 anos com aulas na rede estadual de Minas Gerais, na cidade de Santa Luzia, Maria da Conceição possui deficiência auditiva e conquistou a admiração dos estudantes.

“No início as pessoas achavam estranho uma professora surda conseguir dar aula, mas eu dizia: ‘Confiem em mim, como eu confio em vocês. Sei que vocês vão conseguir, e eu também’”, conta. “Sou surda, mas eu escuto a turma com o coração.”

A docente trabalha com educação infantil até a quarta-série. Sua estratégia é ler os lábios dos alunos. E como é uma batalhadora, demonstra sua preocupação com os estudantes que tem mais dificuldade.

“Gosto mais de trabalhar com a turminha que precisa mais de um carinho especial para memorizar as letrinhas, números”, diz.

Segundo a professora, o primeiro trabalho que tem na sala de aula é com a auto-estima dos estudantes. “Assim, eles se sentem capazes e pensam: ‘Eu posso, eu vou fazer”, conta."

Precisamos de exemplos dignificantes como o da professora Maria da Conceição. São exemplos que levantam a auto-estima e dão maior dimensão ao ato educativo.

Bem que, contagiadas por esse exemplo, as professoras deste Brasil poderiam trabalhar ainda melhor, qualificando a educação com seu amor e dedicação.

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo