Debate sobre Educação

Como já tivemos oportunidade de escrever neste Blog, no próximo dia 29 de outubro, às 19 horas, acontece na cidade de Campinas, SP, o 3º Fórum da Cidadania, desta vez com o tema "Fala sério: o encino brazileiro ainda tem geito?" (a grafia é essa mesma).

O Fórum é organizado pelo Grupo Democracia e Cidadania, com o apoio da Livraria Cultura e da Carta Capital, e ocupará o Auditório da Livraria Cultura no Shopping Iguatemi Campinas.

A proposta do fórum é "realizar um debate sobre a qualidade de nosso ensino público e o papel do professor. Estamos vivenciando ultimamente em nossas escolas um preocupante aumento da violência entre alunos, e entre estes e seus professores, que tem raiz em questões referentes a qualidade do ensino oferecido, processo que perpassa a infra estrutura de nossas escolas, a formação e valorização de nossos professores e a relação entre escola e comunidade. Uma de nossas grandes preocupações foi por muito tempo garantir o acesso de nossas crianças à escola, hoje a questão que se coloca é que escola é essa que estamos oferecendo a elas. Temos um número cada vez maior de alunos que não sabem ler e escrever apesar de estarem em sala de aula; especialmente no estado de São Paulo, este fenômeno veio à tona concomitante à implementação da progressão continuada. Soma-se a este fato a perda de credibilidade do professor em sala de aula e perante a sociedade, sua figura não inspira mais respeito e nem admiração. Por que o aluno se dedicaria à aprendizagem do conteúdo transmitido em sala de aula se estará aprovado mesmo que não o faça?"

Aos debatedores Ronaldo Nicolai (professor de matemática do Colégio Progresso Campinas), Jorge Megid Neto (professor da área de ensino de ciência da Faculdade de Educação da UNICAMP e diretor da Faculdade de Educação da UNICAMP) e Reginaldo Alberto Meloni (presidente do SinPro - Sindicato dos Professores de Campinas e professor de química do Colégio Evolução), serão propostas as seguintes questões:

1 – O professor se tornou um bedel em sala de aula?

2 – A que serve a escola pública que temos hoje?

3 – Democratizar o acesso implica em queda de qualidade?

4 – Por que a sociedade não se mobiliza – ou pouco se mobiliza – em favor da qualidade do ensino e do resgate do papel do professor?

Como reflexão para o fórum precisamos pensar profundamente sobre o que disse Kant:

"É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas idéias".

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo