Conservador de Águas

Sempre que tenho oportunidade assisto o programa Globo Rural na televisão, onde aprendo muitas coisas úteis sobre o campo, a agricultura, o meio ambiente, os alimentos e outros assuntos que interessam para termos uma vida melhor. E fiquei feliz com a reportagem sobre o Programa Conservador de Águas da Prefeitura Municipal de Extrema, em Minas Gerais, um programa que visa transformar os fazendeiros e sitiantes em ambientalistas, realizando em suas propriedades um trabalho ecologicamente correto.

Extrema é um município caracterizado por propriedades de gado leiteiro, onde brotam centenas de fontes de água cristalina que abastecem o Rio Jaguari, que por sua vez abastece de água potável a cidade de São Paulo. Acontece que o desmatamento para formação de pasto estava acabando com as nascentes, e o gado, no seu dia-a-dia, sujava a água, contaminando os córregos. Pois bem, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mapeou as nascentes, conversou com os proprietários, e está cercando as áreas das nascentes e reflorestando esses ambientes, garantindo assim a conservação da natureza. E mais: os proprietários das terras ganham uma verba por se tornarem Conservadores de Água.

Ninguém perde, pois a diminuição em hectares é compensada pela verba paga mensalmente, e as gerações futuras herdarão terras preservadas e com muita água cristalina.

O Projeto Conservador de Águas é simples, utiliza mão de obra do próprio município e, no lugar de punir, auxilia o fazendeiro ou sitiante a ficar de acordo com a lei. É, em tudo, fácil de ser planejado e executado e cabe direitinho no orçamento municipal.

Nesta época de tantas preocupações ambientais, com o planeta sofrendo com o aquecimento global, tornar-se um Conservador de Águas significa, com o tempo, reverter essa situação. Lá em Extrema, em dois anos estarão plantadas 100 mil árvores, isso na primeira etapa do projeto, com o salvamento e conservação de dezenas de nascentes.

Fazemos um apelo aos Prefeitos para conhecerem esse projeto. É o futuro planetário imediato e de longo prazo que está em jogo. É a vida humana que está na dependência de termos água potável de qualidade para manter a vida.

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo