Tão Longe das Brincadeiras

O governo federal admite: o Brasil tem aproximadamente cinco milhões de crianças exercendo o trabalho escravo, sem nenhum tipo de remuneração para elas ou suas famílias. Nem boneca, nem bola; nem sonho, nem fantasia; apenas trabalho árduo acima da sua capacidade física, todo dia, sem espaço para a escola, para o estudo, para a brincadeira. E o que é brincar para uma criança nessas condições? Ela não sabe, pois nunca pode experimentar. Quando chega em casa está cansada, extenuada mesmo, só quer comer alguma coisa e dormir.

O trabalho escravo infantil não acontece apenas nas zonas rurais, é crime cometido igualmente nas zonas urbanas, através do trabalho doméstico, da prostituição e da profissionalização da mendicância. Uma criança pedindo esmola ou vendendo balas numa esquina é mais comovente, é um apelo que consegue sensibilizar os corações alheios.

Infelizmente essa sensibilidade dos adultos não chega ao nível de ação para acabar com essa indignidade humana. O trabalho infantil é proibido por lei. Nenhuma criança com menos de dezesseis anos pode trabalhar, exceção feita se na condição de aprendiz, mas com todos os direitos garantidos e respeitando-se as normas legais.

Precisamos mobilizar a sociedade para acabar com essa mancha. O governo mantém o programa Bolsa Família para amparar as famílias que necessitam de renda complementar, podendo assim manter seus filhos na escola e longe do trabalho. Então, se alguém souber de um empresário inescrupuloso, que utiliza mão de obra infantil, deve denunciar. Se você sabe de alguma família que está utilizando seus filhos para trabalhar e obter renda, também deve denunciar.

A denúncia é muito importante, mas essencial é amparar essa família, é orientar esses pais. Isso cabe também às Prefeituras Municipais, que não podem se omitir, alegando que a questão pertence à esfera federal, pois o município pode e deve envidar todos os esforços para o atendimento e a promoção social da sua população.

Exercer a cidadania é ficar atento ao que estamos fazendo com nossas crianças. Elas se tornarão pessoas adultas, e se não fornecermos educação, esporte, lazer e saúde com qualidade, que adultos serão?

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo