A educação de quem deve educar

A sala de aula está repleta de olhares sedentos de conhecimento, afinal todos ali estão com um objetivo comum: tornarem-se pedagogos, estarem preparados para trabalhar nas escolas e dar aula a crianças, adolescentes, jovens. A professora explica, sem meias palavras: "Não se iludam! Esse negócio de diálogo com os alunos, construção do aprendizado e outras coisas, é tudo bobagem. Tenho mais de vinte anos de magistério e posso afirmar a vocês que o professor deve entrar em sala e marcar bem a sua autoridade. É ele quem manda e quem ensina. É um erro tirar das salas aquele tablado, porque o professor tem que "ficar por cima". Se vocês, quando começarem a dar aula, não fizerem isso, os alunos tomam conta e fazem de vocês verdadeiros palhaços!".

Quem me narra a cena, com olhar de espanto e indignação, é uma amiga, atualmente fazendo a faculdade de pedagogia. Reflito e argumento: "Discurso e postura mudaram bem pouco nesses trinta e pouco anos que separam minha história de aluno na faculdade, da sua história, hoje, também como aluna numa faculdade".

Diante da realidade que enfrentamos, com a proliferação de faculdades de pedagogia, a maioria particulares, como atestam estatísticas do Ministério da Educação, devemos perguntar: como estamos educando aqueles que devem educar? É questionamento bem mais forte do que se formulássemos a questão desta outra maneira: o que se ensina a quem deve ensinar? Isso porque um pedagogo deveria ser exemplo de educador, fazendo a diferença na escola. E porque professor não é sinônimo de repassador de conteúdos. Infelizmente, não é o que se vê.

Entrincheirados numa cultura acadêmica distanciada da realidade escolar básica, e fazendo de mestrados e doutorados escudo protetor para hipocrisias, diletantismos, favorecimentos e perpetuação no cargo, grande parcela dos professores do ensino superior mantém discurso e postura desantenados, desplugados e dissociados da realidade e das conquistas pedagógicas e psicológicas referentes ao homem.

Minha amiga tem razão em ficar indignada. O conselho dado por sua professora é medieval, demonstrando preconceitos com relação aos alunos e colocando o professor como detentor de um autoritarismo ditatorial e anti-didático - talvez seja melhor dizer antipedagógico.

Quantas vezes, já perdi a conta, professores ficaram olhando para mim sem conseguir definir o que é educação? E a definição de pedagogia? E por que estão em sala de aula? A maioria é pedagogo, está fazendo ou já fez pós-graduação. E não conhecem muitos pensadores e educadores. Nunca leram sobre eles ou algo que escreveram. Às vezes desconhecem o mínimo sobre didática. Será que podemos chamá-los de pedagogos?

Desde a década de sessenta do século vinte perdemos o rumo da educação em nosso país. Lá se vão mais de sessenta anos de formação deficiente do professor, desqualificação da escola e substituição do educar pelo ensinar. E os resultados aí estão, sem necessidade de comentários.

Enquanto ficarmos assistindo, ano após ano, pedagogos de papel, exibindo um certificado da faculdade, adentrarem ao sistema de ensino com visão e valores deturpados, o que podemos esperar como consequência?

Precisamos romper com a clássica sala de aula e o professor ensinando, mas como fazer isso se não estamos educando corretamente quem deve educar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo