Sustentabilidade
Em tempos de desmatamento florestal, poluição dos rios e mares, mudanças climáticas, ondas de calor e de frio intensas, incêndios devastadores, pandemias nunca antes acontecidas, é urgente conversarmos sobre educação ambiental e sustentabilidade, pois nossa casa planetária está sofrendo e, como consequência, nós, seres humanos, também. Como somos os responsáveis por esses acontecimentos, nada mais justo do que sermos igualmente os responsáveis pelo reajuste planetário, que se torna cada vez mais urgente.
A educação ambiental é o processo de educação que forma indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade.
Precisamos dos recursos naturais para viver, mas seu consumo desenfreado ou sua destruição desnecessária, esgotam esses recursos e provocam graves desequilíbrios no meio ambiente, que se refletem em situações agravantes para todas as espécies minerais, vegetais e animais do planeta. Como exemplo disso, temos a morte de vastas cadeias de corais marítimos pelo aquecimento da água e a poluição causada pelo plástico.
No Brasil, grandes cidades precisam utilizar proporções cada vez maiores de produtos químicos e processos de depuração, para abastecer a população com água potável, tal o nível de poluição dos rios e lagoas, que mais se parecem com esgotos a céu aberto. Outro exemplo é o desmatamento e queimadas da floresta amazônica, cada vez mais acentuado ano após ano.
Precisamos, através da educação ambiental na família e na escola, levar as novas gerações a compreender a necessidade de desenvolver valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, ou nosso planeta, com o tempo, se tornará uma casa onde viver será muito difícil.
A formação de cidadãos conscientes e críticos, com valores e atitudes pró sustentabilidade, preservação e conservação é um atributo da educação, e isso não pode mais ser postergado, ser deixado para depois. Quando não há prevenção resta apenas a remediação, que pode não resolver o problema.
Os educadores precisam trabalhar temas como consumo, recursos naturais, crise ambiental, efeito estufa, tipos de lixo, coleta seletiva, reciclagem, entre outros, com seus educandos, para que eles se familiarizem com as práticas sustentáveis e possam vislumbrar os problemas relacionados com a degradação do meio ambiente e suas implicações futuras.
Agora, não basta trabalhar educação ambiental de forma apenas teórica, é preciso levar filhos e alunos, crianças e jovens, a visitar locais com práticas sustentáveis e a colocar mãos à obra, vivenciando essas práticas. Nesse contexto, podem ser visitadas e desenvolvidas hortas comunitárias, mutirões para recolhimento de resíduos poluentes, coleta de água da chuva, assim como passeios em espaços naturais como parques, hortos, praças, tudo no sentido de fazer com que reflitam sobre a importância dos bens naturais e sua conservação.
Lembremos que o futuro da humanidade depende do que estamos fazendo hoje, e esse futuro é para muitos dos adultos, e, com certeza, para as crianças e jovens que ainda têm muitos anos pela frente para serem vividos.
Que planeta e que vida humana queremos ter aqui na Terra amanhã?
Pensemos, e trabalhemos para o melhor.
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