Lá nas terras das minas gerais
Foi num evento educacional que conheci os amigos Cida e Tonheca e fiquei sabendo que eles estavam à frente de uma escola na cidade de Leopoldina, em Minas Gerais. Trocamos ideias e me convidaram para lá estar. E durante quinze anos ficamos indo para lá, vendo a escola crescer da educação infantil para o ensino fundamental, e depois para o CASA – Centro de Apoio Sócio-Afetivo, seu braço filantrópico e comunitário em ampla área arborizada que agora recebe também parte da escola.
Qual é o diferencial do Centro Educacional Conhecer? É que é uma escola inovadora, no conceito e na prática. As turmas compõem ciclos de estudo e pesquisa, as professoras são orientadoras do processo de aprendizagem, os pais participam do processo pedagógico, entre outras coisas que fazem a diferença, não apenas metodológica, mas na filosofia educacional, pois virtudes e valores, humanização e participação estão presentes o tempo todo.
Então nos perguntam se o Conhecer deve ser o modelo de escola a ser adotado no nosso Brasil. Respondemos que é uma escola que vale a pena ser visitada, ser conhecida, mas não deve ser copiada e reproduzida. Como aliás nenhum modelo escolar deve ser copiado e reproduzido. Vou explicar porque.
Cada escola é uma entidade humana única. Pode seguir uma mesma filosofia e metodologia, mas não pode ser cópia de outra escola. Isso porque a escola é formada por pessoas, que são indivíduos de personalidade diversificada, em contextos diferenciados sociais e históricos. Qualquer modelo ou metodologia precisa sofrer as adequações necessárias, sob pena de naufragarem na sua execução e nos seus objetivos.
Lá em Leopoldina determinadas atividades educacionais podem estar dando certo, mas isso não significa que transportá-las para uma escola, por exemplo, de uma cidade do interior do Maranhão, produzam os mesmos bons resultados. Por que? Porque lá as pessoas são outras, a realidade dessas pessoas é diferente, a cultura local é diversa da cultura lá do interior mineiro. O copia e cola em pedagogia não funciona.
Então tenho que dizer que o Conhecer é uma escola inspiradora para outras escolas de como se pode fazer uma educação inovadora, criativa e humanizada.
O mesmo podemos dizer de escolas como a Amorim Lima, o Âncora e outras espalhadas por este nosso Brasil, que desenvolvem projetos pedagógicos diferenciados, centrados no processo de aprendizagem dos alunos, que são vistos como pessoas, indivíduos em desenvolvimento. São escolas que funcional como uma grande família em comunidade de aprendizagem. Todos ensinam, todos aprendem, uns com os outros.
Sonhar que todas as escolas públicas de um município funcionem do mesmo modo, no mesmo modelo, é sonhar um sonho impossível. Repito: podem seguir uma mesma filosofia e metodologia, mas cada escola será única, com sua liberdade administrativa e pedagógica para adaptar e criar, de acordo com seus professores, alunos, funcionários e pais.
Já vi escolas que fracassaram com o sistema copia e cola. A proposta era boa, mas não funcionou porque a realidade local não foi levada em consideração, não foi respeitada. E não pode mesmo dar certo apenas copiar uma escola de um país europeu e querer fazer do mesmo jeito no interior brasileiro, e mesmo de uma determinada região brasileira para outra região.
Bons projetos pedagógicos não faltam no nosso país. Acredito que não precisamos importar projetos escolares de outros países, mas precisamos compreender que insistir em copiar determinado modelo, fazendo tudo igual, é burrice. Somos criativos, inventivos, por natureza, e isso não pode ser colocado na gaveta.
O Conhecer, lá em Leopoldina, é uma escola que pode incentivar e inspirar outras escolas inovadoras, Vale a pena visitar e tomar um delicioso café mineiro com a Cida, o Tonheca e companhia, e de lá sair sonhando um bom sonho educacional para o Brasil tão esperado de um hoje e de um amanhã repleto de boas esperanças através de uma educação humana na formação de cidadãos conscientes e éticos.
Vamos para as terras das minas gerais e de lá sair para as terras do nosso Brasil?
Comentários