Sol de verão em dia inverno

Problemas a resolver e dificuldades na vida todos nós temos, isso não é privilégio de ninguém. Agora, você pode deixar que os problemas e dificuldades paralisem sua vida, ou façam você desistir de um projeto, de um trabalho; ou pode, com suas forças, aprender com esses mesmos problemas e dificuldades, superando-os com o tempo, minimizando-os, sem perder a esperança de dias melhores e um futuro de acordo com os esforços que você está empreendendo para ter uma vida melhor.

Com os professores não é diferente.

Professor é um ser humano que lida com outros seres humanos, no caso, seus colegas de trabalho, seus alunos e os pais de seus alunos.

Onde se reúnem seres humanos muitas vezes temos atritos, falhas de comunicação, ideias diferentes e, portanto, problemas e dificuldades a superar.

A escola não é isenta de ter conflitos, mas os conflitos existem para serem entendidos, conversados e resolvidos.

Rubem Alves dis que “Otimismo é quando, sendo primavera do lado de fora, nasce a primavera do lado de dentro. Esperança é quando, sendo inverno do lado de fora, a despeito dele brilha o Sol de verão no lado de dentro.”

O professor jamais pode perder a esperança de dias melhores na educação e no trabalho escolar que realiza, desenvolvendo o processo de ensino e aprendizagem.

Os desafios são inúmeros: crianças desobedientes, adolescentes sem limites, jovens agressivos, pais incompreensívos, colegas acomodados; mas não somente isso, pois também temos o outro lado da moeda: crianças participativas, adolescentes ávidos de aprender, jovens entusiasmados. Pais colaborativos, colegas empenhados em dar o seu melhor.

Tudo depende da visão que temos sobre a educação e a escola.

Como diz o Rubem Alves: pode estar o inverno mais rigoroso do lado de fora, mas o que importa mesmo é o professor fazer o Sol de verão brilhar dentro da escola através do seu trabalho.

Não importa que sua escola esteja próxima ou mesmo dentro de uma comunidade onde as carências se multiplicam e a violência prevalece. Mesmo assim temos que reconhecer que somente a educação é o caminho para solucionar os problemas que ora afligem essa comunidade.

Professor, professora, não desista!

Se você desistir, se você desanimar, quem irá formar os bons cidadãos do presente e do futuro?

Se você não acreditar na educação e na escola, quem fará amanhã a humanidade melhor?

O amor é o maior fundamento da educação, como nos diz Pestalozzi, então coloque muito amor no seu trabalho, pois o amor tem a força de vencer todos os problemas e dificuldades que a vida pode apresentar.

A escola são pessoas, são seres humanos num trabalho conjunto pela educação das novas gerações. Não as deixe desamparadas. Crianças e jovens depositam em você a esperança de brilharem como um Sol de verão num dias de inverno, e isso somente pode acontecer se você professor, se você professora, acreditar na educação e fazer da escola um organismo vivo pulsante de amor.

Pense nisso, e continue seu trabalho, com toda esperança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escolas diferentes pelo mundo

Uma nova dinâmica para a evangelização

Carta pela paz no mundo