Novas pedagogias fazem a diferença

Professores afetivos e humanizados, acolhedores, orientando os alunos no seu percurso de aprendizagens, fizeram a diferença no Instituo de Yverdon, na Suíça, junto com um diretor que atendia em grupo e individualmente os alunos, ouvindo-os e interessando-se pelos mesmos. Tudo isso com ampla participação dos pais, acolhidos pela escola, em participação ativa. Mas isso aconteceu há muito tempo, entre os anos de 1805 e 1825, sob a coordenação de um educador notável, Pestalozzi, que tem seu nome gravado na história da educação e da pedagogia. Mesmo não conhecendo essa história, e nunca ter ouvido falar nesse educador, pedagogos e professores atuais, em muitas escolas, têm se aproximado do que aconteceu na Europa, lá no início do século dezenove. E isso tem acontecido em escolas públicas, como é o caso da Escola Estadual Deputado Pedro Costa, conforme reportagem publicada no portal de notícias G1.

Segundo a reportagem, a Pedro Costa, escola pública estadual com sede no bairro do Tucuruvi, na zona norte da cidade de São Paulo, está concorrendo ao prêmio de “Melhor Escola do Mundo”, que anualmente é entregue pela T4 Education, plataforma global que reúne uma comunidade de mais de 200 mil professores de mais de 100 países com o objetivo de transformar a educação no mundo. A escola está concorrendo ao prêmio pela categoria Colaboração Comunitária por causa dos projetos de xadrez e atletismo, que tiveram o apoio da ONG Parceiros da Educação para implementar.

Lendo a reportagem, chamou-nos a atenção o item Novas Pedagogias, com a seguinte explicação: “Além das aulas extracurriculares, o corpo docente aderiu a dois tipos de pedagogia que fizeram toda a diferença para serem considerados para o prêmio de Melhor Escola do Mundo na categoria Colaboração Comunitária: a Pedagogia da Presença e a Pedagogia da Tutoria. Na Pedagogia da Presença, os estudantes precisam estabelecer na relação com o aluno, o afeto, o respeito e a reciprocidade, ou seja, vínculos de consideração presentes em todas as ações no dia a dia durante o cotidiano da escola. Já na Pedagogia da Tutoria, os professores e a gestão escolar são também tutores dos alunos e trabalham para orientar e impulsionar eles tanto para formação acadêmica como para a pessoal e profissional.”

Hoje a escola trabalha no regime de horário integral e conta com boa participação dos pais, destacando-se das suas atividades o desenvolvimento do xadrez e de várias modalidades de atletismo, entre outras que foram implementadas, numa nova dinâmica pedagógica, que está dando certo graças à mudança de mentalidade e postura dos professores, pois antes, quando os professores apenas davam aula, a escola, sem qualquer atrativo, estava perdendo alunos, chegando a ser ameaçada de fechamento. A transformação teve início no ano de 2021 e foi consolidada no ano seguinte.

A história de sucesso da Escola Estadual Deputado Pedro Costa pode ser a história de sucesso de qualquer escola pública, seja ela municipal, estadual ou federal, em qualquer lugar deste nosso Brasil. Para isso basta que direção, coordenação pedagógica e professores se voltem para a aplicação da humanização do processo de aprendizagem, deixando de ensinar para orientar, permitindo a ampla participação de alunos e pais nesse processo, envolvendo a escola com a comunidade. A partir dessa nova postura, tudo o mais irá acompanhar, numa nova dinâmica educacional, que já existia no Instituto de Yverdon, e pode existir em qualquer escola, na verdade deveria mesmo existir, como compreenderam os educadores do movimento da Escola Nova, entre eles Freinet, Montessori e aqui, em nossas terras, Anísio Teixeira.

Bons exemplos de escolas dinâmicas, democráticas, integradas com a comunidade, fazendo diferente para fazer a diferença na sociedade, não faltam, quer no Brasil e em outros países, mas percebemos uma falta de vontade por parte das autoridades públicas e dos pedagogos e professores, em permitir que a escola tradicional seja transformada, em permitir que os cursos de formação a nível médio e superior formem novas mentalidades. Algumas dessas pessoas estão acomodadas numa zona de conforto, outras pecam por ignorância, e outras tantas nada fazem porque defendem interesses outros, como a manutenção de sistemas de ensino particulares que são empresas à procura de muito lucro.

Um dia, e jamais perderemos essa esperança, além da humanização e democratização da escola, veremos ela desenvolvendo também o essencial da vida: nossa realidade espiritual, dando às novas gerações ideais mais nobres e profundos quanto ao viver. Essa será a nova pedagogia do amanhã.


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