O que é educação
Muitas pessoas gostam de opinar sobre a educação, mas nem sempre sabem, de fato, o que é a educação, confundindo-a, por exemplo, com o que se ensina na escola, quando a instrução, a aquisição de conhecimentos faz parte da educação, mas não é a educação. Falam de educação para o trânsito, educação da cidadania, educação para a paz, educação profissional, como se houvessem muitas educações, quando a verdade é que todas essas coisas fazem parte da educação. Há os que acreditam que somente a escola educa, deixando a família de lado, mas quando se referem à escola confundem a educação com o currículo, com a metodologia, com os conteúdos que são ensinados, quando todas essas coisas fazem parte da educação, mas isoladas não a representam. E se temos os que olham somente a escola, temos igualmente os que focam apenas na família, pois esta é que deve educar, segundo eles, dando limites aos filhos, entre outras coisas. Acontece que a educação deve estar presente na família, na escola e na sociedade, não sendo exclusividade dos pais ou dos professores, mas sendo dever de todos.
Podemos falar em pilares essenciais da educação, em valores e princípios da educação, em finalidade e objetivos da educação, contudo, compreendamos que tudo isso depende da filosofia que rege a educação. Essa filosofia pode ser materialista ou espiritualista, e é essencial que definamos qual filosofia sobre o ser humano e a vida regerá a educação, que é a formação integral do ser humano, o desenvolvimento integral do ser humano, trabalhando o cognitivo e o emocional. Mas esse desenvolvimento integral pode ser mais ou menos abrangente, mais ou menos transcendente, dependendo da filosofia que norteia a visão sobre o ser e o existir.
Façamos aqui um parêntesis: não confundamos a educação integral do ser humano com o horário integral na escola, pois são coisa bem distintas. Podemos ter horário integral, com o aluno chegando, por exemplo, às sete da manhã e saindo às cinco da tarde, envolvido por estudos e outras atividades, e não termos, de fato, educação integral. Temos visto muitas escolas de horário integral que não levam em consideração o desenvolvimento emocional, o desenvolvimento do senso moral das crianças e jovens. A carga de estudos e atividades extracurriculares é tão grande, que muitos se queixam de não ter tempo para si mesmos, para interagir com colegas e professores, estando sempre sobrecarregados por provas, trabalhos, notas, projetos. Isso não é educação integral.
Defendemos que a filosofia que rege a educação seja espiritualista, ou seja, que leve em consideração que o ser humano é uma alma imortal em evolução para a angelitude, ou perfeição, tanto intelectual quanto moral. Essa filosofia dará a ele um ideal superior de viver, impulsionando-o para utilizar sua vontade, seu querer, em se melhorar, colocando para fora seu potencial. Eis a verdadeira educação.
Que adianta ter muitos conhecimentos e ser violento? Que adianta ter diplomas escolares e ser desonesto? Inteligência e sentimento devem se dar as mãos, do contrário a educação integral não estará acontecendo.
Entre as filosofias espiritualistas existentes, elegemos o Espiritismo como a melhor, mais clara e objetiva, para reger a educação, pois a filosofia espírita explica racionalmente, e com base na observação e estudo dos fatos, o que é a alma, o que é Deus, o que acontece depois da morte, os mecanismos da reencarnação, o funcionamento da lei divina e assim por diante, numa visão que transcende o nascer, viver e morrer, mostrando que temos vida futura e que estar aqui na Terra é oportunidade valiosa para novos aprendizados e realização do progresso espiritual.
A educação, segundo o Espiritismo, abrange a formação do caráter, o desenvolvimento cognitivo, a correção de más tendências, a aquisição de bons hábitos, o desenvolvimento do senso moral, a visão transcendente sobre si mesmo e a vida. A educação deve proporcionar ao ser humano os elementos que o auxiliarão a desenvolver o potencial divino, em germe, que traz consigo, e já desenvolvido até certo ponto em existências anteriores a esta, no mecanismo da reencarnação.
Aprendemos com o Espiritismo que somente a educação pode realizar a transformação da humanidade, compreendendo que essa transformação é de ordem moral, para que a inteligência esteja voltada para o bem comum, o bem de todos. Para isso, as famílias, as escolas, as igrejas e a sociedade humana como um todo, devem se dar as mãos, num trabalho conjunto, fazendo hoje o que seremos amanhã, ou seja, trabalhando no presente a educação que fará no futuro uma humanidade bem melhor.
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