Conflitos

Segundo pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente o mundo assiste a 40 guerras, a maioria conflitos armados internos conhecidos como guerra civil, e outros na nomenclatura de guerra externa envolvendo dois ou mais países. Por que acontecem tantos conflitos armados? Por que somamos anualmente milhares de vítimas?

As causas dos conflitos são numerosas: diferenças étnicas, ódio religioso, interesses econômicos, divisões políticas, contudo a base é uma só: egoísmo. Apesar do avanço científico e tecnológico assombroso, o homem continua egoísta e visando um viver imediato que lhe dê máximo de prazer e poder. Os progressos sociais, culturais e científicos empurraram o homem para o materialismo, afastando-o da ética, da solidariedade e de um viver mais humano.

É certo que as guerras comovem e provocam clamor pela concórdia e paz, mas os governos querem bons resultados econômicos, e é bom alimentar a guerra, geradora de muitos milhões de lucros para poderosos grupos econômicos, tanto que as conferências internacionais ou os encontros governamentais não oferecem resultado prático, nem mudam o cenário mundial dos conflitos armados.

Falta amor no coração do homem. Falta respeito ao semelhante no viver com o outro.

Os conflitos podem ser solucionados se o quisermos. É preciso boa vontade, menos discurso e mais ações pela paz, pela harmonia nos relacionamentos. Para isso deve o homem ter um olhar mais profundo sobre a vida, deve espiritualizar seus valores.

Tudo que é material passa. Tudo que é espiritual é permanente.

A guerra provoca muita violência, muito ódio e transtornos sociais graves que perduram por muito tempo.

A paz provoca muita solidariedade, muita harmonia e conquistas sociais perenes.

O que é melhor, a guerra ou a paz? Temos toda certeza que a paz é muito melhor. E o que você está fazendo para diminuir os conflitos e gerar paz em seu ambiente doméstico, com seus vizinhos, com seus colegas de trabalho, enfim, com todos aqueles que têm o mesmo direito de bem viver?

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo