Todo Problema Tem Solução

É fato comum encontrarmos pessoas em desespero diante de um problema, seja ele determinado por qualquer causa, considerando estar num beco sem saída, e deixando-se ou chantagear, ou entrar em depressão, ou fugir do problema através das portas do suicídio. Nenhuma dessas portas é solução. Ceder a uma chantagem para esconder das pessoas o que estamos enfrentando, é complicar a situação e recorrer à mentira, que sempre tem perna curta. Entrar em depressão é dar mostras de fraqueza moral, bloqueando a força de vontade. E o suicídio é covardia, largando o problema sobre os outros, principalmente amigos e familiares.

Todo problema traz em si mesmo a solução. O que devemos fazer é manter a calma e a serenidade, procurando responder perguntas básicas: Diante desse problema, o que posso fazer? Quais são as alternativas, e qual a melhor? Com quem posso contar para me auxiliar? E, claro, sempre manter diálogo e procurar bater nas portas que poderão se abrir em auxílio.

Diante de um problema a precipitação é má conselheira. E não adianta gritar, arrancar os cabelos, maldizer a Deus e a todos, e nem viajar para esquecê-lo, porque o problema nos acompanhará, estará na nossa consciência, nos nossos pensamentos. O melhor é procurar uma solução e realizar todos os esforços possíveis para colocá-la em prática.

E não ser teimoso, não ficar lutando inutilmente por uma idéia fixa, por um projeto que se tornou impossível, e menos ainda ficar remoendo mágoas e frustrações, que nada resolvem, e tudo complicam.

Diante de um problema, seja qual for seu tamanho e sua natureza, lembre-se que o dia de amanhã existirá, e que um dia é nova oportunidade para realizações.

Seja a falência financeira, seja o fim de uma convivência afetiva, seja lá o que for, a vida continua e ela nos oferta mil oportunidades de renovação, desde que queiramos nos renovar e mudar de caminho, refazendo a existência, sempre procurando a auto-realização e a felicidade.

Olhe a vida com otimismo. Encare os problemas como aprendizados. Esteja sempre de prontidão para novos desafios, e você verá que tudo passa, e que aquele problema que ontem era tão grande e difícil, hoje é apenas lembrança de um momento que passou na nossa história.

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo