Prioridade de Governo

Qual é a prioridade que deve caracterizar o trabalho do próximo prefeito eleito? Essa pergunta está presente em pesquisas feitas pela mídia, e a população tem indicado três prioridades: saúde, educação e saneamento básico, nessa ordem de importância. São, sem dúvida, áreas de alta importância e que merecem o foco prioritário dos próximos governantes municipais, mas prefiro outro primeiro colocado: educação.

Essa preferência, explico, é porque a educação é a base de toda e qualquer ação humana, de todo e qualquer valor que o homem possua com relação a si e aos outros. Mas entendo que educação não é sinônimo de mais escolas, mais professores, mais ensino. Educação é formação do ser, é desenvolvimento do seu senso moral, é trabalhar a consciência para a compreensão e prática da regra de ouro que devemos fazer aos outros somente o que gostaríamos que os outros nos fizessem.

Criança educada nem sempre é aquela que completa sua escolaridade. Escolarização não é sinônimo de educação. Tem muito bandido escolarizado, agora, educado...

Os governantes, e não apenas municipais, mas de todas as esferas governamentais, precisam entender a educação muito além de verbas, estatísticas, prédios escolares, avaliações. Claro que devemos colocar toda criança e todo jovem na escola, assegurando ensino de qualidade, permitindo que ele construa saberes e habilidades, mas isso não basta, pois diploma algum pode espelhar o caráter da pessoa.

Criança educada é aquela que não pensa somente em si, mas no coletivo. É aquela que prioriza o bem estar social. É ética, ecológica, responsável e afetiva, porque não podemos teorizar sobre valores e virtudes sem a correspondente objetivação nas atitudes e comportamentos.

Tanto o sistema público de ensino quanto o particular podem, e devem, trabalhar a educação do ser, e não simplesmente a instrução, e temos muitas escolas espalhadas por este Brasil com ótimos projetos pedagógicos, onde a humanização do ensino faz a diferença.

A saúde, o saneamento público, o transporte, a segurança, etc, serão bem tratadas quando tivermos indivíduos bem educados, que não mais se corromperão, travando os desvios de verbas, as irresponsabilidades, os descasos e tantos outros males que ainda assolam o viver humano.

Portanto, a educação deve ser a prioridade de governo, tanto que lá na Antiga Grécia já se falava: "educai as crianças e não precisareis punir os homens". Não coloco o nome do autor da frase, porque mais importante do que discutir autoria e significado filosófico, é entender que a educação é tudo.

Pensemos nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo