Transformando a escola
Para transformar uma escola são necessários alguns passos, dados calmamente, sem pressa, pois estamos falando de mudanças pedagógicas, mudanças filosóficas, e não de mudanças físicas feitas por tijolo e cimento. Ou seja, existe um processo para fazer da sua escola uma Escola do Sentimento. E para que esse processo seja iniciado você, que quer propor e realizar a mudança, precisa realmente querer e saber o que quer, estudando a proposta apresentada pelo Instituto Brasileiro de Educação Moral.
Supondo que você esteja convicto do que quer e tenha estudado a proposta, recomendamos como primeiro passo redefinir e rediscutir a educação com todos os profissionais envolvidos no trabalho escolar, pois é necessário mudar a filosofia da escola, que passará a trabalhar para colocar em prática a educação moral.
E a educação moral significa formar o caráter do educando; potencializar as virtudes - e não os defeitos - de cada aluno; sensibilizar os sentimentos - do educando e também do educador; direcionar s inteligência para o desenvolvimento do bem para todos; e construir o homem integral, ou seja, fazer desabrochar o eu interior do educando, todo o seu potencial espiritual.
O segundo passo dessa transformação, ainda ligado ao pensamento filosófico que regerá toda a ação pedagógica, é destacar que o fim último da educação é levar o educando ao seu aperfeiçoamento total, e que, nesse sentido, a escola é um dos agentes básicos desse trabalho, o qual deve ser compartilhado com a família, com a sociedade e com a autoeducação.
Como entendemos que a vida é educação, também entendemos que o homem é eterno educando, aprendendo e ensinando ao mesmo tempo, sempre, a cada passo do existir. Por isso a educação é um processo de dentro para fora e de fora para dentro, do homem para a vida e da vida para o homem.
Em verdade, a educação moral propõe a união, ou seria melhor dizer interação?, entre a instrução (o ensinar) e a formação (o educar), indo muito além do conteúdo de um currículo preestabelecido, pois não podemos desvincular o educando da vida, e vice-versa, por isso a urgente necessidade de trabalharmos o desenvolvimento do potencial intelectual do educando junto com o seu potencial emocional.
Ou será que Jean Jacques Rousseau está errado ao afirmar que"o fim último da educação é a preservação da bondade e virtudes naturais do coração humano"?
Bem, talvez esteja, pelo menos para aqueles que consideram que o educando, seja criança ou adolescente, é o maior problema que temos pela frente na escola. Será?
Dizem que sonhar com uma escola diferente é fácil, a questão está em realizar essa escola diferente na prática. Pois bem, vamos mostrar que essa tarefa não é tão difícil como se imagina, e que fazer da sua escola uma Escola do Sentimento é mais que possível, é uma realidade. Para isso elaboramos um passo a passo, espécie de manual prático.
Construa o projeto dialogando - Reúna os professores, os funcionários e os pais em reuniões específicas para apresentar e conversar sobre a Escola do Sentimento, pois o ideal deve estar claro para todos, fazendo com que eles também se motivem para sua implantação.
Estude a educação moral - Fomente grupos de estudo sobre a Educação Moral e a Pedagogia da Sensibilidade, bases para o bom trabalho da Escola do Sentimento.
Repense o professor - São sete os princípios de conduta do educador: afeto, ajuda, amor, bondade, estímulo, natureza, convicção. Faça dos professores verdadeiros educadores.
Elabore um novo ensino-aprendizagem - Para realizar a educação moral é necessário trabalhar a arte da formação do caráter no processo ensino-aprendizagem, seguindo cinco princípios: intuição, descobrimento, conhecimento, atividade, percepção.
Trabalhe os princípios da educação moral - Constantemente realize oficinas de vivências e estudos sobre os três princípios da educação moral: educação com amor, com exemplo e com experiência própria.
Monte a rede pedagógica - A Escola do Sentimento não trabalha sozinha, não fica isolada. Cuide de integrar numa rede educativa a família e a comunidade.
Reveja os fins do ensino - O ensino propiciado pela educação moral deve levar em consideração todas as aptidões do educando em todas as circunstâncias, e ser feito com simplicidade, amor, prudência e autoridade.
Dá trabalho renovar a escola e transformá-la? Sim, mas nunca disse que não seria trabalhoso, e, muitas vezes, difícil. Com abnegação, idealismo, trabalho e tempo, você verá surgir a Escola do Sentimento e, um pouco mais à frente, um novo homem para um novo mundo.
Comentários