Uma revista espírita para educadores

Na década de mil novecentos e setenta, o professor, jornalista, escritor e filósofo espírita José Herculano Pires teve um sonho: publicar uma revista espírita sobre educação. Ela surgiu em mil novecentos e setenta e dois, lançada perla editora Edicel. Sua vida foi curta: seis edições e encerramento no final de mil novecentos e setenta e quatro. O movimento espírita ainda não estava preparado para absorver esse trabalho pioneiro, mas que deixou seu legado, muito importante. Passado o tempo, outro educador espírita idealista, professor e escritor, lançou a Revista Pedagógica Espírita, no ano de dois mil e oito. Estamos nos referindo a Walter Oliveira Alves, com o apoio da Ide Editora, mas o trabalho não resistiu e foi encerrado em 2010, mas igualmente gerando seus frutos. Ambas as iniciativas tiveram o mesmo problema: falta de sustentação financeira de uma publicação impressa, ocasionada pelo número insuficiente de assinaturas.

Com o avanço das tecnologias digitais uma nova perspectiva editorial surgiu: criar, produzir e distribuir uma revista espírita sobre educação nesse novo formato, sem necessidade da impressão física em papel. Naturalmente existem custos, mesmo que pequenos, mas isso poderia ser resolvido através do voluntariado, e assim, seguindo o aconselhamento feito pelos amigos espirituais, e reunindo colaboradores de boa vontade, surgiu em março deste ano de dois mil e vinte e quatro, a Revista Educação Espírita, de mesmo nome da iniciativa de Herculano Pires, mas com novo formato e novos objetivos. De circulação bimensal e com distribuição gratuita através de E-mail e Whatsapp, três números já foram publicados, sendo entregues para mais de mil assinantes do Brasil e do exterior.

A proposta desse novo trabalho é entregar aos educadores espíritas – pais, tios, avós, professores, pedagogos, evangelizadores – material teórico e prático sobre educação, de acordo com os princípios espíritas. São conteúdos de aplicação na evangelização do centro espírita, no lar e na escola, num convite para a realização da educação moral do espírito reencarnado.

Vários colaboradores estão contribuindo para a nova Revista Educação Espírita: A.J. Orlando, responsável pelo layout e diagramação; eu, Marcus De Mario, como editor-chefe e distribuidor da revista; e os colaboradores Dalva Silva Souza, Orson Carrara, Antonio Cesar Perri de Carvalho, entre outros, e trazendo o resgate de textos e contribuições valiosas de Herculano Pires, Léon Denis, Walter Oliveira Alves, Pedro de Camargo, Ney Lobo e outros educadores espíritas que já não estão mais conosco, mas que deixaram importantes trabalhos.

Os espíritas mostram-se na atualidade mais conscientes da importância da educação, tanto que a literatura espírita sobre o tema reúne autores como Lucia Moysés, Walter Barcelos, Sandra Borba Pereira, Heloísa Pires, Anabela Sabino, Adeilson Sales e outros, com vários livros publicados dentro da temática educacional espírita, além de estarmos perto de comemorar cinquenta anos da Campanha Nacional de Evangelização Espírita Infantojuvenil.

Para fazer a assinatura da Revista Educação Espírita que, repetimos, é gratuita, basta acessar o link https://bit.ly/revista-educacao-espirita, que remete o interessado ao formulário para preenchimento com os dados necessários para cadastro.

Acreditamos que a Revista Educação Espírita é importante instrumento pedagógico para que os responsáveis pelas novas gerações possam melhor educar, motivo pelo qual temos publicado não apenas argumentações teóricas, mas igualmente dicas literárias, projetos educacionais e roteiros práticos.

Lembremos que, em sua essência, o Espiritismo é doutrina de educação, e que os benfeitores espirituais da humanidade declararam em O Livro dos Espíritos, que a finalidade maior da doutrina espírita é contribuir decisivamente para a transformação moral dos homens e da humanidade.

Faça sua assinatura e divulgue a Revista Educação Espírita, para que ela possa ser luz na formação do caráter das crianças e dos jovens, fazendo com que a educação moral e a educação do espírito possam ser realidade plena na vida humana.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escolas diferentes pelo mundo

Uma nova dinâmica para a evangelização

Carta pela paz no mundo