Uma triste constatação ocorreu no último pleito eleitoral, em que todo o Brasil escolheu prefeitos e vereadores para seus municípios.
Os eleitores não reconheceram nas urnas a boa atuação dos prefeitos na maioria dos 37 municípios considerados exemplares em educação no Brasil, segundo pesquisa feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ministério da Educação e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Em 21 dessas cidades, o eleito foi o candidato que representava a oposição.
A pesquisa "Redes de Aprendizagem - Boas Práticas de Municípios que Garantem o Direito de Aprender" foi feita no ano passado e destacou cidades no País onde a rede municipal de ensino público funcionava bem. Mas, nesse universo de 37 cidades, 21 não reconduziram os prefeitos ou seus candidatos para um novo mandato.
Realmente a educação não dá voto, e a população parece não dar muita importância à educação, quando, na verdade, ela é prioritária para o desenvolvimento da nação.
Como a maioria dos pais e responsáveis considera que educação é um problema da escola, e isso foi recentemente demonstrado em pesquisa, não nos surpreende que boa parte dos prefeitos que priorizaram a educação em sua gestão não tenham sido reeleitos. Entretanto, não podemos ficar sem ação diante do fato.
Os educadores, aliados ao governo, devem encetar campanha para esclarecer os pais e responsáveis, ou seja, a família, que a educação não é simplesmente um problema da escola, e sim uma questão social que permeia igualmente o trabalho que é feito no âmbito do lar, pois aproximar os pais dos professores, a família da escola, é muito importante para o processo de aprendizagem e formação cidadã da criança e do jovem.
E como a vida sempre continua, e novas gerações aparecem, outro trabalho a ser realizado é mostrar às crianças de hoje o que é a educação, os seus fins, sua importância, pois assim, quando forem adultas, terão consciência do seu papel na educação dos filhos.
Que em próximas eleições tenhamos candidatos comprometidos com a educação, e eleitores conscientes de que a educação é o melhor serviço à população que o gestor público pode oferecer.
Pensemos nisso!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A família que não sabe conviver
Contou-nos a amiga Cláudia a história de um casal amigo com dois filhos, constituindo uma família que não sabe o que é conviver no próprio l...
-
Na escola sueca Vittra Telefonplan não há classes nem salas de aula. O ambiente de design moderno busca incentivar a criatividade e o desen...
-
Quando analisamos o serviço de evangelização infantojuvenil desenvolvido pelos Centros Espíritas, é comum observarmos a utiliza...
-
É sempre bom lermos textos inteligentes, reflexivos e que provocam mudança de comportamentos e atitudes. É o caso do texto do padre e escrit...
Nenhum comentário:
Postar um comentário