Valorizando o Professor

Recebi diversas mensagens a respeito do post "Professor, Esse Desvalorizado", com sugestões que merecem apreciação. Vamos a elas.

É opinião geral que a sociedade necessita de articulação própria para pressionar as autoridades públicas, principalmente prefeitos, secretários de educação e vereadores, para que cumpram a lei e façam esforços para dar boas condições de usabilidade das escolas, assim como dignifiquem os salários, implantem plano de carreira e subsidiem a formação contínua dos professores. Não se trata da criação de organizações não governamentais, e sim o agrupamento de cidadãos formando núcleos de interesse comum agindo a benefício da educação, apresentando propostas, cobrando ações e fiscalizando o orçamento municipal, sempre com o objetivo de interagir, de participar, não apenas de forma teórica, mas bem prática.

Cabe aqui uma reflexão importante. O Brasil possui experiências pedagógicas maravilhosas, bons exemplos de escolas e professores, e não falta bibliografia dinâmica, com boas idéias, disponível nas prateleiras das livrarias. Infelizmente os bons exemplos estão dispersos, e os livros são lidos e guardados. Ou seja, temos a teoria e temos a prática, o que precisamos fazer é implantar uma e outra em todo o sistema de ensino, diminuindo a quantidade de discurso, de discussão, e aumentando as ações que levem a mudanças concretas.

Outra opinião que merece destaque é que o governo deve apreender que educação é tudo para o desenvolvimento econômico da nação e, a partir desse novo paradigma, encetar campanha permanente, contínua, de esclarecimento da população sobre a educação. Hoje temos pais que ainda acreditam que educação é coisa da escola, é responsabilidade exclusiva do professor. E temos professor que não acredita que seu trabalho vá além de ministrar conteúdos.

Mudar mentalidades é fundamental. Aplicar mais e mais recursos financeiros na educação deve ser prioridade.

Ainda outra opinião refere-se aos cursos de formação de professores, principalmente as faculdades de pedagogia. Existem cursos demais e qualidade de menos. Muitos pedagogos ficam perdidos em sala de aula, pois os conteúdos estudados sobre didática, prática de ensino e segmentos do ensino são mínimos ou mal elaborados. E o que dizer dos estágios, a maioria sem supervisão, ficando os alunos como meros observadores?

Bem, são algumas das opiniões que nossos leitores enviaram. Em próximo post continuarei a trazer opiniões sobre o assunto.

Pense sobre tudo isso e envie sua opinião.

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