Nosso Planeta

Nosso planeta é nossa casa. Dos seus recursos naturais dependemos para viver. Somos necessitados da água, dos minérios, da terra, do ar, das plantas. A biodiversidade é fantástica em prover tudo para o planeta e seus habitantes. E o que estamos fazendo?

Pássaros migram e semeiam. Plantas crescem e renovam o ar. Águas deslizam e disseminam vida. Chuvas despencam e regam o solo. O sol aquece e distribui energia. Tudo está em tudo. Interatividade num sistema vivo. E o que estamos fazendo?

Os animais caçam, se satisfazem e assim equilibram o sistema natural da vida. As folhas e frutos que caem das árvores adubam o solo. Não há ser vivo, por mais ínfimo, que não preste um grande contributo à natureza. E o que estamos fazendo?

Uma árvore é cortada porque suas folhagens sujam o quintal e isso provoca o trabalho diário da limpeza. Um jardim é substituído pelo cimento porque é mais fácil assim fazer a manutenção. Um rio é poluído porque é mais simples despejar o lixo e o esgoto em suas águas.

Perdemos mais de 90% da cobertura vegetal da Mata Atlântica. Todos os anos assistimos a Floresta Amazônica e o Pantanal Matogrossense serem desmatados. As empresas que cuidam da água potável cada vez mais são obrigadas a utilizar produtos químicos para despoluir o manancial captado.

É o que estamos fazendo... Até o "sertão virar mar"?

Plante uma árvore, crie um jardim, recolha o lixo para reciclagem... Cuide da natureza... Cuide da sua morada... Ela merece.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pergunta de criança

Escolas diferentes pelo mundo

Carta pela paz no mundo